Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 16 de dezembro de 2023.
Competição terá participação ativa na categoria feminina e a prova disso é que nada menos que 249 atletas estão inscritas (Foto: Divulgação)
Apontado como um dos mais completos da região Centro-Oeste, pelos próximos dos dias, sendo nesta sexta-feira (20) e sábado (21), o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, conhecido e chamado carinhosamente por todos como “Guanandizão”, localizado na vila Nhanha, no bairro Piratininga, na região do Anhanduizinho, reabrirá os seus potrões para mais um evento, que além da sua magnitude é ainda apontado como uma das mais tradicionais competições esportivas do interior do país: Copa Moura de Judô.
Essa será a 19 edição da competição e que devido à sua importância, integra o calendário estadual da modalidade e para tanto, terá no tatame a participação de judocas das mais diferentes faixas etárias, com elevados níveis técnicos, além da reconhecida experiência.
Promovido pela Associação Desportiva Moura, devidamente filiada à Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FFMS), a etapa integra o vasto calendário de uma das mais vitoriosas prática esportiva desenvolvida e que na prática é de fato um dos orgulhos para MS.
Por se tratar de uma das mais tradicionais competições esportivas, tanto que as disputas serão realizadas em dois dias, a competição terá, ao todo, 614 judocas que representarão os Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, além dos representantes dos vizinhos países Paraguai e Argentina.
Do total de 614 judocas, serão 249 atletas femininas e 365 masculino, que representarão, de 35 clubes, nas classes judoquinha (crianças de quatro a oito anos), sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e dangai. As lutas serão nas categorias de peso superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado.
Coeso da responsabilidade quanto à realização de um evento de tamanha envergadura, mas otimista quanto ao sucesso devido à vasta experiência, o presidente da Associação Desportiva Moura, Marco Moura, fez questão de falar o que significa de fato mais essa realização.
“A expectativa é a melhor possível, nós estamos confiantes em fazer uma grande festa e muito feliz também. Chegamos a 614 atletas inscritos e mais 130 judoquinhas. É um número grande de atletas e de Estados que participarão. Teremos sete clubes de Tocantins, três de Mato Grosso e um de Goiás, além de mais de 20 equipes daqui de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Novidade
Sem dúvida que, a grande, talvez a maior novidade, serão as presenças dos futuros atletas que hoje são chamados carinhosamente de “judoquinhas”, na faixa etária dos quatro aos oito anos e que entrarão nos tatames pela primeira vez e que na visão de Marcos Moura é de fato, um grande passo para o desenvolvimento, não apenas esportivo bem como em todos os outros aspectos, além de representarem a certeza da manutenção do brilho da modalidade não apenas no Estado, mas de forma geral no país.
“A importância dos judoquinhas participarem é total, porque eles são o futuro do judô no Estado e no Brasil. Apesar de ser um festival em que todos eles ganham medalhas, é o começo de todo atleta na modalidade”, afirmou.
A partir das 18h, desta sexta-feira (20), os portões do Ginásio Guanandizão serão abertos ao público gratuitamente, com a realização das lutas na classe judoquinha, sendo que neste sábado (21), a partir das 8h, com previsão de encerramento às 21h, serão realizadas as lutas nas categorias principais.
Veja a programação
Sexta-feira
18h30 às 20h: festival infantil (judoquinhas)
Sábado
8h: início da classe sub-18
9h30: classe sub-15
10h30: classe sub-21
13h30: cerimônia oficial de abertura
14h30: classe sub-11
16h: classe sub-13
17h: classe sênior e dangai
0 Comentários
Os comentários estão fechados.